Higiene

higiente_banner

Olhos

Os olhos dos cães devem ser limpos uma vez por semana, apenas com soro fisiológico. Pingue a solução sobre os olhos, sem esfregar com algodão, gaze ou qualquer outro tecido, que podem provocar lesões.

Caso seu cão seja peludo e você perceba que existem pequenos grumos de sujeira presos no canto do olho, procure retirar delicadamente com auxílio de uma gaze umedecida com soro fisiológico. Resista à tentação de cortar com uma tesoura, pois seu cão pode ficar inquieto e acabar se machucando com a lâmina.

Ao notar qualquer alteração, como olhos irritados e secreção com cores que variam do amarelo ao verde escuro, manchas nos olhos ou inchaços, procure seu médico veterinário.

Boca

A escovação dos dentes de seu cão também deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Mas nem pense em compartilhar a pasta de dentes! Procure em uma pet shop as pastas formuladas especificamente para animais. As escovas de dedo também são mais fáceis de manusear.

Sempre verifique se seu hálito está com um odor forte, se ele está com as gengivas inchadas e se tem excesso de tártaro nos dentes. Gengivas inchadas podem apresentar uma cor vermelha ou rosa vivo e ser sensíveis ao toque. A formação de tártaro é indicada por dentes que apresentam uma cor que vai do amarelo ao marrom.

Se você ver que há evidência de problemas dentários, consulte seu veterinário. Uma limpeza de dentes anual por um veterinário também é recomendada para animais de estimação com tendência à formação de tártaro.

Pelos

Escovar e pentear a pelagem regularmente ajuda a remover os pelos soltos e mortos antes que possam ser ingeridos pelo seu cão quando ele se lambe. Você deve aproveitar o momento da higienização para verificar se seu animal de estimação tem pulgas ou outros parasitas externos.

Examine entre os pelos e a pele, e da cabeça até a cauda do seu animal. As pulgas são minúsculas e nem sempre se pode vê-las com facilidade, especialmente em animais de pelos longos. Entretanto, você saberá se elas estão presentes se observar manchas pretas, que são fezes de pulgas.

Ouvidos

Pelo menos uma vez por semana você deve examinar os ouvidos do seu cão. A freqüência da limpeza pode variar de acordo com a raça. Cães com as orelhas caídas, por exemplo, apresentam uma maior tendência a problemas decorrentes da má higienização do ouvido, pois a forma das orelhas cria um microambiente onde pouca luz, umidade e calor são fatores que facilitam o aparecimento destes problemas.

Você pode utilizar álcool ou éter para a limpeza. Mas também existem à venda nas pet shops produtos mais modernos e muito mais eficazes que, além de limpar, higienizam e previnem o aparecimento do quadro inflamatório do ouvido chamado otite.

Pingue algumas gotas destes produtos no conduto auditivo de seu cão e massageie delicadamente para fazer com que o produto aja uniformemente. Retire o excesso de secreção e do produto com um algodão ou gaze.

Evite enfiar objetos pontudos como cotonetes e pinças, pois você poderá causar danos ao seu animal, seja por empurrar a secreção, por danificar alguma estrutura interna ou mesmo caso seu cão se mova inesperadamente.