Como escolher um pet?

escolher_banner
Em primeiro lugar, pense bem antes de decidir levar para casa um mascote, pois ele será uma ótima companhia nos próximos 10 a 15 anos, e neste período vai precisar de seus cuidados e de carinho. Certifique-se de que o espaço que você possui é adequado e que você terá tempo disponível para dar atenção diária e assistência veterinária ao seu cão.

O perfil de cada filhote pode ser notado pela sua atitude e comportamento. Se você morar em apartamento, escolha um filhote menos ativo. Já se for para um sítio, pode dar preferência aos mais agitados.

Escolher macho ou fêmea é uma questão de preferência. As fêmeas passam pelo período de cio a cada 6 ou 7 meses, e esta fase vai exigir um pouco mais de cuidado do proprietário. Os machos têm o instinto de demarcar o território com xixi, mas também aprendem a utilizar um único local dentro da casa como banheiro.

Assim que o filhote chegar em sua casa, é importante oferecer-lhe um lugar onde sinta-se seguro e confortável desde o primeiro dia, uma boa opção é comprar ou improvisar uma cama. Não deixe o filhote em piso liso, a fim de evitar alterações articulares. Estabeleça desde já um local para a alimentação. Vale lembrar que o bebedouro e comedouro devem estar longe do local estabelecido para banheiro, que deverá ser limpo com freqüência.

É comum o filhote chorar à noite, tenha paciência e mantenha-o isolado até a manhã seguinte, caso contrário o filhote associará o “choro” à aparição do proprietário. No processo de adaptação o filhote irá descobrir quem é o “líder da matilha”, portanto os limites devem ser estabelecidos desde já.

Durante o seu desenvolvimento, mantenha o calendário de vermifugação e vacinação, seguindo as orientações de médico veterinário.

Por fim, uma última e importante dica: NUNCA PENSE EM ABANDONÁ-LO, nem quando ele fizer bagunça, nem quando tiver um mau comportamento e, muito menos, quando estiver doente ou velhinho, pois, após ter se dedicado a você por tanto tempo, dando amor e atenção, ele merece ter uma velhice confortável e ser cuidado até o fim.